Aula de Ballet

Gostou? compartilhe!

Para se falar em aulas de Ballet é preciso retroceder no tempo e falar-se um pouco da história do Ballet.

O Ballet clássico é um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália e teve seu início em pleno Renascimento, no século XV apresentando graciosos movimentos de cabeça, braços e tronco e delicados movimentos de pernas e pés.

Teve início na França com o Ballet "Ballet Cômico da Rainha", em 1533. A partir de então o Ballet se tornou muito popular nas cortes francesas que se tornou o cenário ideal para florescer o Ballet. O primeiro grande Maître de Ballet (mestre de dança) foi Charles-Louis-Pierre de Beauchamps que foi responsável pela criação das cinco posições básicas dos pés no balé.

O Ballet se expandiu de Paris para São Petersburgo, na Rússia

Serge Diaghilev iniciou a era do período de balé moderno. Neste cenário apareceram artistas como Pavlova, Nijinsky, entre outros. Foi o impulso inicial para a geração da Escola Russa de Balé, que se espalharia pelo mundo a fora. Na década de 60, na Rússia foi inaugurado o Bolshoi, até hoje celebrado em todo o mundo.

No Brasil o primeiro espetáculo de balé clássico foi montado em 1813, no Rio de Janeiro, nos palcos do Real Teatro de São João, com a direção de Lacombe. Foi então nascendo talentos como os de Dalal Achcar, Márcia Haydée, Tatiana Leskova, Ana Botafogo, entre outros.

A escola Bolshoi veio para o Brasil em 2000, quando o diretor do Teatro Bolshoi Vladimir Vasiliev, escolheu a cidade de Joinville em Santa Catarina, para sediar a escola Teatro Bolshoi que é a única Escola do Bolshoi fora da Rússia.

Os estilos mais conhecidos de ballet são o método russo, o método italiano, o método Balanchine e o método Royal Academy of Dance.

O SB Dançando Comigo de dança oferece aos seus alunos aulas de Ballet nos métodos Russo e Royal venham conhecer os profissionais e o espaço deste núcleo de dança.